"STANDARD OPERATING PROCEDURE" IMPRESSIONA A CRÍTICA AMERICANA E ACUMULA PRÊMIOS PELO MUNDO

O cineasta americano Errol Morris não pára de acumular premiações. Nem mesmo dá sinais de trégua. Todos os prêmios concedidos a Morris, vale destacar, foram por total mérito e inquestionável capacidade deste ousado e talentoso diretor.

Depois de ganhar o Oscar de Melhor Documentário pelo instigante e revelador “Sob a Névoa da Guerra” (The Fog of War) o premiadíssimo cineasta lançou recentemente nos Estados Unidos outro polêmico e irresistível filme, STANDARD OPERATING PROCEDURE, que certamente está fadado a uma carreira de várias premiações pelo mundo afora.

O novo filme de Errol Morris já arrebatou seu primeiro prêmio de prestígio internacional ganhando o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cinema de Berlim, em que a produção brasileira “Tropa de Elite” levou o prêmio máximo, o Urso de Ouro.

STANDARD OPERATING PROCEDURE, que expõe os abusos e torturas cometidos pelo Exército dos Estados Unidos com os prisioneiros de Abu Ghraib no Iraque, foi recebido com louvor pela imprensa americana especializada.

“Depois de escrever críticas de filmes durante vinte anos, eu não encontrei um cineasta que conseguisse me intrigar mais... Errol Morris é como um mágico, e é um diretor tão incrível como Hitchcock ou Fellini", exaltou Roger Ebert, um dos mais respeitados críticos de cinema dos Estados Unidos.

“Profundamente chocante”, definiu a crítica Sara Vilkomersom na NY OBSERVER. “Um documentário impressionante... este filme tem de ser assistido”, ressaltou o crítico Christopher Dickey, da renomada revista semanal NEWSWEEK “É precisamente a dicotomia dessa perda de controle e a simultânea vontade de compreendê-la que faz "Standard Operating Procedure" ser tão fascinante”, destacou o texto publicado pela agência de notícias ASSOCIATED PRESS.

A crítica do maior jornal dos Estados Unidos, o THE NEW YORK TIMES, assinada por Frank Rich vai além: “O novo documentário investigativo de Errol Morris, um de nossos cineastas mais originais. O filme pede à platéia não apenas para revisitar os crimes em detalhes gráficos, mas para confrontar de forma bem minuciosa aqueles que tanto perpetraram quanto fotografaram os abusos. Por causa de Morris possuir uma visão complexa da natureza humana, ele gera certa simpatia por seus temas, da mesma forma que fez na época de Robert McNamara, o ex-secretário de defesa, em seu filme sobre o Vietnã “Sob a Névoa da Guerra”.

“Uma experiência extremamente forte e sóbria. as imagens são chocantes, os eventos inacreditáveis, mas verdadeiros”, concluiu Jeffrey Lyons, crítico do programa da rede de televisão americana NBC, REELTALK.

STANDARD OPERATING PROCEDURE, da Sony Pictures Classics, tem estréia prevista para o dia 31 de outubro no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...