SENNA - "Vou te dar o melhor presente:eu mesmo"-assinado: Deus!

Falar de Ayrton Senna é muito fácil e ao mesmo tempo muito difícil. Fácil porque é um mito e muitos o conhece. Difícil pois não dá para deixar de aflorar a emoção. Emoção esta que você, por mais frio que seja, quando tiver passado 30 minutos do filme, suas lágrimas vão querer se jogar dos olhos. Só que quando completar uma hora.. ah. aí não tem jeito. Elas irão jorrar!! E não é por causa da morte dele não!! É aquela famosa e memorável corrida no Brasil quando ele, mesmo com todas as marchas quebradas, levou seu carro até o final em sexta marcha e logo depois que ganhou, solta um berro e desmaia!! Isso foi o que todos que acompanharam esta corrida sabem, e poderão rever, ou quem ainda não viu, poder confirmar o que talvez tenha apenas ouvido falar. Mas vai muito além disso. Tem cenas dele querendo muito ganhar. Sua expectativa. Sua ansiedade.

Mas o filme foi muito bem escrito e dirigido. E vai muito além, "deixa no chinelo" o Alta Velocidade, protagonizado por Sylvester Stallone!! Lá sabemos que é uma ficção querendo passar realidade. Em SENNA é a realidade que parece ser ficção! E teria sido, caso a família Senna tivesse concordado que Antonio Bandeiras protagonizasse um filme que contaria a história de Ayrton Senna. Só que pautada na morte.

Felizmente não chegaram a um acordo, pois tem várias cenas inéditas, nunca antes divulgadas pelas tvs. São imagens de bastidores das reuniões dos pilotos. São imagens caseiras, cedidas pela família Senna para compor o filme. Quem o escreveu (Manish Pandeyo), quem o dirigiu (Asif Kapadia,) e quem o produziu (James Gay-Rees, Tim Bevan e Eric Fellner), foram muito felizes em realizá-lo.

SENNA foi realizado com completa cooperação da família de Ayrton Senna, que concedeu permissão para que esse fosse o primeiro filme-documentário (apesar de parecer que não seja, e sim, um filme de ficção retratando a realidade) sobre a vida do piloto; e com apoio tanto da Fórmula Um, que deu permissão à equipe para usar filmagens inéditas, quanto do Instituto Ayrton Senna.

O lado humano de Senna. Seus relacionamentos. Sua busca pela perfeição, não só na formulá 1, mas como pessoa. Seu carisma. Sua espiritualidade. E até sua "passagem" (morte) são muito bem retratadas neste filme. Ele (Senna) ganhou um presente de Deus. Ele mesmo. E nós, ele, o filme, para podemos refletir, não somente curtir o filme.

Como eu escrevi no início, é difícil falar de Ayrton Senna, por isso acesse o site http://www.SennaOfilme.com.br. Lá você encontrará fotos, sinopse, a equipe do filme, trailer. Interessante que, ao navegar pelo site, a cada ítem do menú, tem trechos do filme. Muito boa a "sacada" do pessoal que criou o site.

Mas sabendo da legião de fãs, onde parte deles são webleitores do Avant Première, preparei dois presentes. Cada vez que nós, Comentaristas e/ou Críticos de Cinema, somos convidados a participar de uma Cabine de Imprensa (evento para assistir com antecedencia e depois fazermos nossa análise do filme) temos acesso ao que aconteceu antes do filme ser produzido. Como foi elaborado. Como foram escolhidos os atores e atrizes e locações (locais para ambientar o filme). Isso é chamado de Notas de Produção. Serve para podermos enriquecer nossos comentários que divulgaremos.

Pois bem, um dos presentes é que você poderá ter acesso a todo conteúdo (21 páginas) das Notas de Produção do filme. Não somente para ler, mas poderá baixar (download). Basta clicar aqui e juntar com o que você já tem sobre Ayrton Senna.

O segundo presente está em fase de produção. Quando pronto (espero que antes da estréia prevista pela Paramount que é para 12 de novembro de 2010) será disponibilizado na TV Avant Première. Tanto dentro da programação quanto em "on-demand" (você escolhe o que e quando quer assistir). São 50 minutos da entrevista coletiva concedida à imprensa com o Diretor Asif Kapadia, com o Produtor James Gay-Rees, com o Escritor e Produtor Executivo Manish Pandey, com Antonio Pinto, que compôs a trilha sonora, e com Viviane Senna, irmã de Ayrton Senna. Em alguns momentos foram captadas a voz de quem fez tradução simultanea, mas se você entende inglês poderá acompanhar sem problemas. São falas, muitas delas, em resposta às perguntas feitas pela imprensa, que não estão nas Notas de Produção. Portanto, inéditas também. Por isso fique atenta(o) ao twitter @Avant_Premiere e em seu email, pois a qualquer momento poderá receber a confirmação de que este material estará disponível para você ouvir, cujo áudio está sendo fundido com fotos do local onde aconteceu a Coletiva de Imprensa.

Espero que goste.

Vida Longa e Próspera!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...